segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Plano de AULA NOVA ESCOLA

Por que os barcos não afundam?
Desenvolver nas crianças capacidades metodológicas para pensar nas formas que diferentes culturas encontraram para solucionar o problema de transporte de objetos pesados através dos rios usando o princípio da flutuação.
Sexualidade feminina: convide a garotada a quebrar tabus
Discutir o tratamento dado à sexualidade feminina em nossa cultura.
Brincar é explorar
Organizar um ambiente interno com diversas opções de jogos de exercício. Favorecer o movimento da criança e a exploração de materiais.
O homem que brincava de fazer arte
Observar as influências entre as diversas correntes artísticas ao longo do tempo e perceber a contribuição de Pablo Picasso nas artes plásticas
Jogo da memória com fotos das crianças
Divertir-se com o jogo da memória, conhecendo suas regras, e compartilhar de um mesmo jogo com o grupo de colegas
Apresente diferentes profissões para a garotada
Desenvolver conhecimentos sobre a vida social e buscar informações em fontes variadas
Descobrindo o livro e o prazer em ouvir histórias
Criar o hábito de escutar histórias
É dançando que a gente aprende
Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo e comunicar, através do movimento, emoções e estados afetivos
Como lidar com crianças que mordem
Lidar com crianças que mordem
Como desenvolver identidade e autonomia em crianças
Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas
Criança também fica de luto
Acolher o enlutado.
Que tal ampliar o repertório musical das crianças?
Ampliar o repertório musical das crianças.
Tintas e texturas
Explorar diferentes materiais e superfícies para ampliar as possibilidades de expressar-se por meio deles.
Desenho na sombra
Observar as formas das sombras
Exploração de texturas com argila
Explorar as possibilidades de uso da argila
Tradição justifica mutilação?
Relacionar o funcionamento dos órgãos sexuais com o prazer
Reler e reescrever: uma experiência com jornal mural na escola
Utilizar a linguagem oral em situação específica de comunicação, relatando o que leu, sintetizando idéias, expondo seu ponto de vista, ouvindo com atenção as idéias e os relatos expostos
Monte uma biblioteca infantil para sua turma
Introduzir o hábito da leitura e ampliar o universo cultural
Colagem com elementos da natureza
Observar os elementos da natureza
Orientação Sexual
Envolver professores e pais no trabalho de orientação sexual dos estudantes
Feira do livro
Estimular a formação de leitores e escritores desde a Educação Infantil
Ampliando o brincar
Enriquecer o faz-de-conta com diversos tipos de brinquedos. Desenvolver a brincadeira. Promover a interação entre os colegas.
Self-service mirim
Desenvolver hábitos nutritivos saudáveis. Ter autonomia de escolha da merenda.
Criação com desafio
Desenhar de acordo com diferentes estímulos sensoriais
Elementos da dança para a pré-escola
Conhecer, experimentar e explorar elementos da dança
Um bate-papo sem fim
Compartilhar experiências. Desenvolver a habilidade de falar, perguntar, responder, expor idéias, dúvidas, descobertas e inquietações.
Atividades com giz
Promover momentos de vivência lúdica e socialização. Favorecer o aprendizado de regras. Trabalhar o movimento e a expressão corporal.
E se fez a... sombra!
Oferecer situações de discussão e experimentação. Identificar e entender alguns conceitos e suas variáveis, como objeto, fonte de luz e anteparo. Agir sobre o conceito a ser estudado, por meio de investigação, levantamento de hipóteses, verificação
Estudando os estados físicos da matéria
Observar a transformação dos estados físicos da matéria
Bacias hidrográficas e suas relações com o relevo
Identificar bacias hidrográficas e suas relações com o relevo
Nomes próprios
Trabalhar com os nomes próprios
O mundo árabe: história, cultura e arabesco
Pesquisar e conhecer as principais características da cultura árabe. Enriquecer o ambiente lúdico e as brincadeiras, aproveitando as informações estudadas sobre o povo árabe.

Páginas

  • 1
  •  
  • 2
  •  
  • 3
  •  
  • 4
  •  
  • 5
  •  
  • 6
  •  
  • 7
  •  
  • 8
  •  
  • 9
  •  
  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário