segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Coordenadoras em Ação:Como eu preparo as pautas de formação dos professores.Minha estreia como Coordenadora Pedagógica.A primeira reunião do ano com professores e funcionários

Coordenadoras em Ação

Blog das coordenadoras pedagógicas: a gestão escolar vista de dentro da escola e na prática

Eduarda Diniz Mayrink, coordenadora pedagógica, e Leninha Ruiz, formadora
na área de Educação Infantil
Eduarda Diniz Mayrink, coordenadora pedagógica, e Leninha Ruiz, formadora na área de Educação Infantil


Como eu preparo as pautas de formação dos professores

 | Ensino Fundamental - Maria Inês Miqueleto

Fazer uma pauta detalhada ajuda a aproveitar melhor o tempo das reuniões de formação
Preparar uma pauta de ATPC não é nada fácil! Eu acho tão complicado quanto preparar uma aula – exige tempo, estudo e dedicação. Me esforço muito para deixá-las o mais completa possível, para que ela seja um roteiro mesmo do que será trabalhado com os professores. Dessa forma, chego para as reuniões sabendo exatamente o que nós vamos fazer – do início até o fim.
Para definir o conteúdo que será discutido, levanto os temas por meio dos instrumentos que utilizo para acompanhar as aprendizagens dos alunos (portfólios, simulados e observação de aulas) e assim, verifico o que precisa ser trabalhado com os professores. As orientações que recebo na Diretoria de Ensino também ajudam na minha formação e são essenciais na formação dos professores.
O passo a passo do preparo das reuniões
Antes da reunião:
1º. Planejo o que pretendo trabalhar na reunião em termos de conteúdos, temas ou assuntos; materiais que serão utilizados; a leitura a ser feita aos professores e a frase que gosto de colocar na pauta.
2º. Vou para o computador e digito a pauta que tem uma estrutura:
Nome da escola.
- Cabeçalho.
Objetivos da reunião que, aliás, escrevo de forma simples, clara e objetiva.
Conteúdos que serão trabalhados.
Atividades que na sequência vão desencadear as discussões, os estudos, isto é, um encaminhamento metodológico da reunião, do início até o fechamento da mesma.
Uma frase finaliza a pauta.
3º. Providencio para todos os professores: cópia da pauta, xerox de textos, ou seja, os materiais necessários para a reunião.
4º. Imprimo a lista de presença, que é muito importante.
Para fazer tudo isso, demoro em média três a quatro horas e, de uma reunião para outra, já fico planejando mentalmente o que fazer na próxima. É uma loucura!
Disponibilizo aqui dois modelos de pauta que fiz para a escola onde trabalho: uma sobre revisão de texto e outra sobre como trabalhar notícias de jornais em aula.
Durante a reunião:
Inicio todas as reuniões com uma leitura de texto literário para os professores.
Na sequência, entrego a pauta da reunião e faço a leitura da mesma. Também entrego ao professor responsável pelo registro da reunião uma pauta que possui no verso um espaço para os registros. Eu arquivo esses registros e os encaderno ao final de cada semestre.
Então, damos início às atividades planejadas e encerramos com comentários do que foi discutido e com propostas para as próximas reuniões. Ao final de cada semestre, os professores avaliam as reuniões de ATPC, que me proporciona redirecionar as mesmas.
Não acho tão simples organizar uma reunião de formação, principalmente, porque também tenho que me preparar para os assuntos ou temas que serão tratados. Ou seja, tenho que, literalmente, estudar e pesquisar antes de apresentá-los.
Depois da reunião:
Organizo a pauta e materiais estudados num portfólio com as reuniões de ATPC.
E vocês como organizam as pautas de formação?
TAGS: 
As temáticas das formações em nossa escola surgem das observações que realizamos ao longo do mês, temos de quatro a cinco planejamentos semanais, sendo que, as formações acontecem no último planejamento. Das observações que fazemos, sugerimos quatro temas para que os professores escolham um. Temos visto a importância da formação em serviço, mas percebo a pouca credibilidade que os professores dão às formações que acontecem na escola,realizadas pela própria coordenação pedagógica. impressão que dá é que esperam um “salvador” que possa resolver todos os problemas da escola.

Não faço esta pauta tão completa, mas adorei. Dentre os itens que você coloca, acho o mais importante as visitas nas salas de aula e as conversas informais com os professores. Observando as aulas e participando juntas em alguns momentos vamos percebendo as necessidades de aprendizagem da equipe.

A primeira reunião do ano com professores e funcionários

 | Educação Infantil - Leninha Ruiz
No início do ano letivo, os gestores devem se empenhar em criar um bom clima de trabalho na escola, acolhendo os novatos e também os veteranos
No início do ano letivo, os gestores devem se empenhar em criar um bom clima de trabalho na escola, acolhendo os novatos e também os veteranos
Começo de ano é uma das épocas que mais gosto na rotina escolar, porque vamos começar a construir uma história nova! E como daremos início às atividades fará toda a diferença.
A cada ano, fica mais claro para mim que uma boa convivência entre todos os membros da escola e uma relação pautada no profissionalismo, respeito e objetivos comuns são determinantes para assegurar a qualidade do trabalho pedagógico. É responsabilidade da equipe de direção instaurar um bom clima de trabalho.
Acredito que a primeira ação para construir um ambiente saudável seja planejar a primeira reunião do ano, acolhendo a todos e explicitando algumas especificidades da instituição. Mesmo que a escola faça parte de uma rede, cada uma constrói o seu funcionamento, definindo sua identidade ao longo dos anos. Então, é preciso compartilhar tudo com os novatos.
Planejando a reunião
No início do ano, um dos cuidados que precisamos ter é estabelecer um vínculo bacana com todos os professores e funcionários. O acolhimento dos novatos e também dos veteranos deve estar presente nas atitudes diárias e ser um dos pontos principais na pauta do primeiro encontro.
Mensagem: Vale fazer um cartão, com mensagens distintas para cada grupo (novatos e antigos), ou um marcador de livros para ser entregue para cada pessoa, na medida em que elas chegam para a reunião. Outra possibilidade é passar uma mensagem coletivamente. Uma sugestão que já fiz e o grupo gostou muito foi tocar a música Filtro Solar e entregar a letra impressa. A voz de Pedro Bial combinado à poesia que ele declama dá um tom mais contemporâneo sem cair na pieguice de algumas mensagens que mais parecem conselhos de autoajuda.
Dinâmica: Preparar uma dinâmica para que todos se conheçam é oportuno, mas é preciso cuidar para que ela não se estenda muito, pois a pauta é longa.  Uma que gosto é aquela na qual você define as duplas ou solicita que cada um procure uma pessoa que ainda não conhece ou não tenha muita convivência. Depois, você orienta para que conversem por cerca de dois minutos, incluindo nesse bate papo uma meta ou objetivo pessoal ou profissional para o novo ano.  Em seguida, cada pessoa apresenta o colega com quem conversou. Exemplo: se a Ana conversou com a Maria, será a Ana quem apresentará a Maria para o grupo, compartilhando o objetivo da colega  e vice-e-versa.
Claro que os membros da equipe de direção também fazem dupla com algum novato na escola, pois é fundamental que se incluam no grupo e participem da dinâmica para estabelecer vínculos.  Aliás, isso vale para todas as atividades, pois é bem chato quando os gestores ficam apenas olhando e não participam, seja em palestras, cursos ou oficinas. Mesmo que eu já tenha feito o mesmo curso antes dos professores, volto a participar ativamente com eles.
Depois desses dois primeiros momentos, cabe uma fala (curta!) de cada membro da equipe desejando um bom ano para todos. Bem, depois disso é hora de entrar na pauta da reuniãopropriamente dita e explicar o que farão nesse e nos outros dias do planejamento. O exemplo que vocês encontram clicando no link anterior é um documento que elaborei para uma escola na qual dou assessoria.
E você, coordenador, já está fazendo a sua pauta? Como você planeja o primeiro encontro?
Um abraço, Leninha.
TAGS: 

Minha estreia como Coordenadora Pedagógica




Assumi o cargo de coordenadora pedagógica em 2008 e aprendo muito sobre a função até hoje
Todo começo de ano, muitos educadores assumem o cargo de coordenação pedagógica. Quando isso acontece, passamos por uma fase de ansiedade e dúvidas com relação ao que virá pela frente, não é mesmo? Hoje resolvi contar como foi comigo.
Fui Vice-Diretora da Escola Maria Aparecida dos Santos Oliveira no período de outubro de 2005 a julho de 2008. A partir de agosto de 2008, tornei-me coordenadora, portanto, estreei na função há pouco mais de quatro anos. Como eu já convivia com o grupo de docentes, a estreia foi bem tranquila.
Lembro-me que, em reunião de planejamento com os professores, no início de 2009, eu disse a eles que “estava aprendendo a ser coordenadora”. Engraçado, todo início de ano, eu os lembro da minha fala e acrescento “hoje, pessoal, continuo aprendendo a ser coordenadora”.
Realmente, a cada ano aprendo mais, a segurança aumenta e as necessidades me fazem trabalhar para a verdadeira realidade. Mas posso dizer que, ao estrear como coordenadora pedagógica, meu primeiro objetivo foi “conquistar” os professores para que se tornassem receptivos à minha nova função e legitimassem o meu papel.
Desde o início, coloquei-me como alguém que poderia contribuir com a formação deles, sendo parceira do trabalho que desenvolviam e, sempre, tendo a certeza que aprenderia muito com eles. E como aprendo!
Logo, ganhei fama de “irritantemente organizada” e gostei, pois realmente sou! Essa minha postura tem se refletido em alguns professores que não eram tão organizados. Além de comentarem, é perceptível nos cuidados com seus materiais e registros que me apresentam.
Enfim, o tempo passa rápido demais. Escrever sobre esse tema me fez pensar que hoje, faço melhor do que quando comecei e que posso melhorar a cada ano.
E você coordenador, como foi a sua estreia?

Início de ano: hora de organizar a escola

Na escola da Maria Inês, a equipe gestora divide os trabalhos de organização
Ao início de cada ano, é preciso deixar a escola em ordem para receber os professores e os alunos. Por organização, entendo cuidar desde o jardim até a limpeza e organização geral das salas e ambientes internos. Exemplos: verificar se os banheiros estão em bom estado, se as lâmpadas e ventiladores estão funcionando, se as cortinas estão limpas, se os materiais pedagógicos e livros estão organizados, se a quantidade de carteiras e cadeiras está de acordo com o número de alunos, entre muitos outros itens.
Na escola em que sou coordenadora, dividimos os trabalhos entre os membros da equipe gestora. A direção fica responsável em administrar a organização geral da instituição (quadras, refeitório, salas dos professores e outros) e eu cuido dos espaços necessários para que as atividades pedagógicas aconteçam (sala de aula e de material pedagógico).
Hoje, vou contar para vocês o que eu considero importante observar e fazer em cada área da escola.
Salas de aulas
  • Verificar se as plaquinhas de identificação das salas estão de acordo com as séries/anos e períodos
  • Etiquetar os armários com o nome do professor e com a série/ano e período respectivos
  • Deixar dentro dos armários de cada docente a quantidade certa de livros didáticos, dicionários e calculadoras de acordo com o número de alunos da sala
  • Verificar o estado de alguns materiais de uso coletivo na sala, como globo terrestre, mapas, letras do alfabeto, calendário, tabela numérica, relógio, quadro para medir a altura das crianças, estante do cantinho da leitura e mural. Sempre é necessário fazer substituições ou consertos
  • Deixar em cada sala de aula quantidade suficiente de kits de materiais dos alunos para serem entregues no primeiro dia de aula. Cada criança recebe do governo estadual um kit contendo: cadernos, lápis, borrachas, lápis de cor, régua, cola, apontador e giz de cera
Sala de materiais pedagógicos
Na minha escola, temos uma salinha para guardar todos os materiais pedagógicos.  No início do ano, sempre deixo esse espaço organizado de modo que eu possa encontrar facilmente o que é solicitado pelos professores.
Acredito que facilita muito separar os materiais pelas áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e Ciências. Também listo e quantifico tudo, porque assim fica fácil saber o que precisa ser reposto e em que quantidade.
Recursos tecnológicos
Durante a organização dessa época do ano, também é hora de verificar se os recursos tecnológicos, como computador, teclado, mouse, DVD, caixa de som e microfone, estão funcionando. Afinal de contas, esses equipamentos precisam estar disponíveis para que os professores desenvolvam suas aulas.
Murais do pátio
Antes da chegada dos alunos e dos professores, decoro os murais com personagens de contas de fadas e frases de boas vindas para recepcioná-los. Tenho a sensação de que deixar a escola organizada para o início do ano é uma forma de começar bem.
E vocês, coordenadores, como organizam a escola? Compartilhem conosco!
Beijos, Maria Inês
TAGS: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário