segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Curso Online de LAVAGEM DAS MÃOS

  • Curso Online de LAVAGEM DAS MÃOS
  • CURSO DE LAVAGEM DAS MÃOS
    CONFIRA TAMBÉM OS CURSOS DO MESMO AUTOR:
    COMO ATUAR EM UMA EMERGENCIA;
    BLOQUEIOS CARDIÁCOS;
    ATLS 2011;
    E MAIS DE 100 CURSOS DO MESMO AUTOR EM :
    http://www.buzzero.com/autores/marcelo-neves 

    • LAVAGEM DAS MÃOS
    • Quando lavar as mãos:
    • Técnica:
    • Técnica de lavagem das mãos:
    ESPECIALISTAS EM ENFERMAGEM; BACHAREIS EM ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA; Experiência em: -Urgência e Emergência, -Clinica Médica, -Clinica Círurgica, -UTI, -Oncologia, -Nefrologia e -SAÚDE PUBLICA E ETC; PROFESSORES DE CURSOS TECNICO DE ENFERMAGEM EM DIVERSAS ÁREAS.
    LAVAGEM DAS MÃOS
    lavagem das mãos
    enfª.:simone reis e
    enfº. marcelo neves
  • quando um paciente é recebido em um leito limpo, às vezes é difícil imaginar que aquele leito e aquelas roupas que estão sendo utilizadas já serviram a outros. quando um campo cirúrgico é aberto, impecavelmente estéril, nem sempre lembramos que, horas antes, ele provavelmente estava coberto de sangue, secreções e líquidos diversos.
  • a sensação de bem estar e confiança, ao utilizarmos as roupas hospitalares, será o resultado do bom desempenho da lavanderia no cumprimento de seu principal objetivo: transformar a roupa suja e contaminada em roupa limpa, na quantidade necessária, em um tempo adequado e com segurança. as roupas não precisam estar estéreis ao final deste processo, mas necessitam estar higienicamente limpas, livres da quantidade de microrganismos patogênicos necessária para causar doença.
  • pele
    a pele constitui o revestimento do organismo sendo, indispensável à vida, pois isola o componente orgânico do meio exterior, impede a ação de agentes externos de qualquer natureza, evita perda de água, eletrólitos e outras substâncias do meio interno, dá proteção imunológica, faz termorregulação, propicia a percepção e tem função secretória. 
  • microbiota da pele:
     transitória: compreende os microrganismos adquiridos por contato direto com o meio ambiente, contaminam a pele temporariamente e não são considerados colonizantes. estes microrganismos podem ser facilmente removidos com o uso de água e sabão ou degermante. no entanto, adquirem particular importância em ambientes hospitalares, devido à facilidade de transmissão de um indivíduo a outro.
  • residente: é composta por microrganismos que vivem e se multiplicam nas camadas mais profundas da pele, glândulas sebáceas, folículos pilosos, feridas ou trajetos fistulosos e são viáveis por longo período de tempo.
    microbiota da pele:
  • LAVAGEM DAS MÃOS
    lavagem das mãos
    a lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada por toda equipe, sempre ao iniciar e ao término de uma tarefa.
  • é a lavagem das mãos o cuidado que evita infecção cruzada, ou seja, a veiculação de microorganismos:
    - de um paciente para o outro;
    - de um paciente para o profissional;
    - de utensílios permanentes para o profissional ou para o paciente ( camas, telefone, etc).
  • Quando lavar as mãos:
    quando lavar as mãos:
    no início e no fim do turno de trabalho; -  antes de preparar medicação; -  antes e após o uso de luvas; -  de utilizar o banheiro; -  antes e depois de contato com pacientes; -  depois de manusear material contaminado, mesmo quando as luvas tenham sido usadas;
    - antes e depois de manusear cateteres vasculares, sonda vesical, tubo orotraqueal e outros dispositivos;
  • -  após o contato direto com secreções e matéria orgânica; -  após o contato com superfícies e artigos contaminados; -  entre os diversos procedimentos realizados no mesmo paciente; -  quando as mãos forem contaminadas, em caso de acidente;
  • após coçar ou assoar nariz, pentear os cabelos, cobrir a boca para espirrar, manusear dinheiro; -  antes de comer, beber, manusear alimentos e fumar; -  após manusear quaisquer resíduos; -  ao término de cada tarefa; -  ao término da jornada de trabalho.


  • Curso Online de HIGIENE, SEGURANÇA E ERGONOMIA NO TRABALHO
    • O que é higiene e medicina do trabalho?
    • Higiene do Trabalho
    • Higiene do Trabalho Vacinação
    • Qual a relação entre higiene e segurança no trabalho?
    • Segurança no trabalho
    • Acidente do trabalho
  • DESCRIÇÃO   ;
  • OUTROS CURSOS
    http://www.buzzero.com/autores/luis-pereira?a=luis-pereira
  • NO
    TRABALHO
    HIGIENE
    SEGURANÇA
    LUIS CARLOS PEREIRA SANTOS
    Técnico em Segurança do Trabalho
    luiscpsantos@yahoo.com.br
  • O que é higiene e medicina do trabalho?
    O que é higiene e medicina do trabalho?
    Higiene do trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
    (Chiavenato, 1999).
  • A higiene do trabalho tem caráter eminentemente preventivo, pois objetiva a saúde e o conforto do trabalhador, evitando que adoeça e se ausente provisória ou definitivamente do trabalho.
    Os principais objetivos são:
    1 - Eliminação das causas das doenças profissionais
    2 - Redução dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho em pessoas doentes ou portadoras de defeitos físicos.
    3 - Prevenção de agravamento de doenças e de lesões
    4 - Manutenção da saúde dos trabalhadores e aumento da produtividade por meio de controle do ambiente de trabalho
  • O programa de higiene no trabalho envolve:
    1-Ambiente físico de trabalho: Todo o ambiente que circunda as atividades diárias.
    2-Ambiente psicológico: os relacionamentos humanos agradáveis, tipos de atividade agradável e motivadora, estilo de gerência democrático e participativo e eliminação de possíveis fontes de estresse
    3-Aplicação de princípios de ergonomia: máquinas e equipamentos adequados às características humanas, mesas e instalações ajustadas ao tamanho das pessoas e ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano
    4-Saúde ocupacional: ausência de doenças por meio da assistência médica preventiva.
  • Condições que influenciam a higiene do trabalho
    Tempo (Horas extras, tipo de jornada,etc...);
    Ambiente de trabalho (físico e psicológico);
    Sociais (status).
  • Higiene do Trabalho
    Higiene do Trabalho
    No meio urbano, a maioria das contaminações pode ser originada pelos detritos da atividade humana (lixo, esgoto, dejetos em via pública). No meio rural, além destes, animais e seus dejetos também são fontes de contaminação. Outra importante fonte para o profissional é o cadáver.
  • Higiene do Trabalho
    Higiene do Trabalho
    O que interessa ao profissional são as informações que ele necessitará para reforçar suas defesas contra os agressores externos, e impedir sua proliferação (aumento da quantidade de germes).
    Além da proteção do próprio indivíduo, isto serve como proteção aos seus pares e familiares, já que, ao evitar sua contaminação, o profissional não leva estes germes para o contato profissional e doméstico.
  • Higiene do Trabalho
    Higiene do Trabalho
    A higiene do trabalho aplica as normas gerais de higiene para proteção do indivíduo em seu ambiente de trabalho. O homem passa um grande número de horas em seu local de trabalho,que se não for favorável à sua saúde, pode gerar inúmeras doenças, agudas ou crônicas (por exemplo, ambientes poluidos, fechados, como escritórios, causando doenças respiratórias e alergias).
  • Higiene do Trabalho
    Higiene do Trabalho
    As doenças transmissíveis que interessam especificamente ao profissional são aquelas que trazem risco de vida aumentado, e que pela própria natureza da atividade, não é possível evitar um contato direto com portadores destas doenças, fato que torna indispensável o uso de técnicas corretas de proteção do profissional e das vítimas em geral.
  • Higiene do Trabalho
    Higiene do Trabalho
    A prevenção de doenças pode ser realizada por diferentes meios:
    - medidas de higiene pessoal
    - medidas de proteção individual
    - vacinas e medicamentos
  • Higiene do Trabalho Vacinação
    Higiene do Trabalho Vacinação
    A vacinação a que somos submetidos desde a mais tenra idade é a pedra fundamental da resistência a moléstias que outrora causaram enormes danos à população mundial, como a paralisia, difteria, sarampo, tuberculose e tétano, dentre outras.
    Para a atividade é fundamental a imunização atualizada para tétano (uma dose a cada dez anos a partir de 10 anos de idade). Outra vacina importante é a Hepatite B, que tem sido aplicada na corporação em anos recentes. A vacina contra tuberculose é extremamente importante pois com o aumento do número de casos que se verifica atualmente, a possibilidade de contágio vem crescendo a cada dia.
    Algumas contaminações, por sua gravidade, exigem o uso de antibióticos ou outros medicamentos assim que ocorre o contato. Isto se aplica especialmente à meningite, às mordidas de animais e inoculações de veneno

  • Curso Online de Saúde da Mulher
    • SAÚDE DA MULHER
      SAÚDE DA MULHER
      O Programa “Assistência Integral à saúde da Mulher: bases de ação programática” (PAISM) foi elaborado pelo Ministério da Saúde e apresentado na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da explosão demográfica em 1983, a discussão se pautava predominantemente sobre o controle da natalidade.
    • SAÚDE DA MULHER
      SAÚDE DA MULHER
      O Ministério da Saúde teve um papel fundamental, pois influenciou no âmbito do Governo Federal e este por sua vez, se posicionou e defendeu o livre arbítrio das pessoas e das famílias brasileiras em relação a quando, quantos e qual o espaçamento entre os/as filhos/as.
      Informações do Ministério da saúde
    • OBJETIVOS DO PAISM
      OBJETIVOS DO PAISM
      Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e a ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro.
      Contribuir para a redução da morbidade e da mortalidade femininas no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie.
    • Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde.
      Dentre os objetivos específicos encontram-se:
      Ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica, inclusive para as portadoras da infecção pelo HIV e outras DST.
      Estimular a implantação e a implementação da assistência em planejamento familiar para homens e mulheres, adultos e adolescentes, no âmbito da atenção integral à saúde.
      Promover a atenção obstétrica e neonatal, qualificada e humanizada, incluindo a assistência ao abortamento em condições inseguras, para mulheres e adolescentes.
    • Promover a atenção às mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual.
      Promover, conjuntamente com o PN-DST/AIDS, a prevenção e o controle das doenças sexualmente transmissíveis e da infecção pelo HIV/aids na população feminina.
      Reduzir a morbimortalidade por câncer na população feminina.
    • PAISM
      PAISM
      O PAISM propôs o atendimento à saúde reprodutiva das mulheres, no âmbito da atenção integral à saúde, e não mais a utilização de ações isoladas em planejamento familiar. Por isso mesmo, os movimentos de mulheres, de imediato, passaram a lutar por sua implementação.
    • Consequentemente, a adoção do PAISM representou, sem dúvida, um passo significativo em direção ao reconhecimento dos direitos reprodutivos das mulheres, mesmo antes que essa expressão ganhasse os diversos foros internacionais de luta...

    • PREVENÇÃO...
      • ALGUMAS DOENÇAS QUE PODEM ACOMETER A SAÚDE DA MULHER
        ALGUMAS DOENÇAS QUE PODEM ACOMETER A SAÚDE DA MULHER
        Câncer de mama
        Câncer do colo do útero
        Endometriose
        Ovários policísticos
        Vulvovaginite
      • DSTS
        HPV
        Mioma
        Infecção urinária
        Corrimentos vaginais
      • CÂNCER DE MAMA
        CÂNCER DE MAMA
        O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. 
      •  O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A proporção de câncer de mama em homens e mulheres é de 1:100 - ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário