
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Descrição:
Este curso apresenta um conjunto de competências para a coordenação pedagógica de educação a distância (EAD) a nível da concepção, planejamento,criação, execução ,metodologias, técnicas, coordenação e avaliação de projetos.
Autor(a): Knowlogy University Project
O knowlogy University Project insere-se no âmbito da Sociedade da Informação e do Conhecimento. É uma metodologia de investigação, estudo,pesquisa que visa criar, gerir, divulgar,disseminar e transmitir conhecimentos. Isto, porque o ciclo de vida do conhecimento é cada vez mais curto, mais descartável. Nesta perspetiva, a info-inclusão e a literacia digital exigem ao individuo que este esteja em permanente aprendizagem. Este projecto visa transformar o saber num recurso acessivel a todos e por um preço justo. O nosso lema é: APRENDER É AQUILO QUE MAIS FAZEMOS NA VIDA.
- Resumo
- Introdução
- 1. A necessidade de determinar e caracterizar a procura de educação do público alvo (e do indivíduo em particular) em EAD:Como planear um curso de formação em EAD?
Qual a importância da caracterização do público-alvo para a educação em EAD?
Como identificar o grupo alvo de formandos para uma determinada formação em EAD? - Qual a eficácia pretendida com a delimitação de um público-alvo em EAD?
Qual o curso de educação que o formando pretende realizar?
Como detectar essa necessidade de formação no formando?Que mecanismos são necessários para ir ao encontro da satisfação das necessidades formativas?
Qual é a eficiência que se pretende atingir? - No planejamento de um curso de educação que utiliza a metodologia EAD, é necessário determinar a natureza e os objectivos da formação que pretendemos realizar, assim como o respectivo público-alvo.
- Toda a oferta de educação (e em especial a que utiliza a metodologia EAD) deve ser precedida de uma prospecção das respectivas necessidades do mercado num determinado momento e num determinado espaço. Isto é, a formação tem de ser útil, tem de ter uma procura, deve ir ao encontro das necessidades de realização pessoal e profissional de um determinado público alvo.
- A necessidade de realização de formação é relativa; aquilo que é procurado num determinado momento poderá não o ser noutro, e o mesmo se poderá dizer em termos espaciais.
- Apesar de se pretender criar um grupo homogéneo de formandos para um determinado curso de formação, é necessário ter em conta a individualidade de cada um dos participantes, reconhecendo as suas potencialidades e respectiva vontade (ou ausência da mesma) para realizar formação em EAD. Esta vontade é condicionada por razões internas e externas, que influenciam positiva ou negativamente o desenrolar da acção individual de cada formando no seu processo de aprendizagem.
Por esse facto, na análise das características do grupo alvo para um curso de formação em EAD, é importante considerar os seguintes aspectos:
- O início do programa de formação em EAD é o ponto crítico para o formando decidir sobre a continuação ou abandono do respectivo programa formativo.
Assim, a existência de obstáculos de ordem técnica, organizacional ou de apoio, pode levar muitos formandos a desistirem da formação, daí que o acompanhamento pessoal nos primeiros momentos de um curso de formação assuma uma função estratégica.
O esquema seguinte apresenta os factores estratégicos “críticos” para a eficácia de qualquer educação em EAD. - O aluno precisa de uma preparação para gerir o seu processo de aprendizagem, no que respeita à composição e organização do programa formativo em termos de:
Módulo(s)/ disciplina(s) e respectivos tempos de formação (diário(s)/ semanal(is));
O grau de flexibilidade existente nos conteúdos do módulo/ disciplina;
Estratégias de adequação do método de estudo do formando aos conteúdos do módulo/ disciplina; - Necessidade de um esclarecimento do formando sobre os princípios da organização dos conteúdos do módulo/ disciplina;Existência de uma possível flexibilidade e liberdade do formando na escolha dos módulos/ disciplinas que compõem o currículo do curso de formação que este pretende realizar;
Nenhum comentário:
Postar um comentário