Direção Pedagógica

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Mini Cursos...EAD...

Curso Online de COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 



Cursos Online Buzzero.com
Acesso AutorAcesso Aluno
Cursos online porCategorias

 Central de Atendimento

  • Página Inicial /
  •  
  • Educação e Inclusão 
Descrição: 
Este curso apresenta um conjunto de competências para a coordenação pedagógica de educação a distância (EAD) a nível da concepção, planejamento,criação, execução ,metodologias, técnicas, coordenação e avaliação de projetos.

Autor(a): Knowlogy University Project

O knowlogy University Project insere-se no âmbito da Sociedade da Informação e do Conhecimento. É uma metodologia de investigação, estudo,pesquisa que visa criar, gerir, divulgar,disseminar e transmitir conhecimentos. Isto, porque o ciclo de vida do conhecimento é cada vez mais curto, mais descartável. Nesta perspetiva, a info-inclusão e a literacia digital exigem ao individuo que este esteja em permanente aprendizagem. Este projecto visa transformar o saber num recurso acessivel a todos e por um preço justo. O nosso lema é: APRENDER É AQUILO QUE MAIS FAZEMOS NA VIDA.
  • Resumo
  • Introdução
  • 1. A necessidade de determinar e caracterizar a procura de educação do público alvo (e do indivíduo em particular) em EAD:
    Como planear um curso de formação em EAD?
    Qual a importância da caracterização do público-alvo para a educação em EAD?
    Como identificar o grupo alvo de formandos para uma determinada formação em EAD?
  • Qual a eficácia pretendida com a delimitação de um público-alvo em EAD?
    Qual o curso de educação que o formando pretende realizar?
    Como detectar essa necessidade de formação no formando?
    Que mecanismos são necessários para ir ao encontro da satisfação das necessidades formativas?
    Qual é a eficiência que se pretende atingir?
  • No planejamento de um curso de educação que utiliza a metodologia EAD, é necessário determinar a natureza e os objectivos da formação que pretendemos realizar, assim como o respectivo público-alvo.
  • Toda a oferta de educação (e em especial a que utiliza a metodologia EAD) deve ser precedida de uma prospecção das respectivas necessidades do mercado num determinado momento e num determinado espaço. Isto é, a formação tem de ser útil, tem de ter uma procura, deve ir ao encontro das necessidades de realização pessoal e profissional de um determinado público alvo.
  • A necessidade de realização de formação é relativa; aquilo que é procurado num determinado momento poderá não o ser noutro, e o mesmo se poderá dizer em termos espaciais.
  • Apesar de se pretender criar um grupo homogéneo de formandos para um determinado curso de formação, é necessário ter em conta a individualidade de cada um dos participantes, reconhecendo as suas potencialidades e respectiva vontade (ou ausência da mesma) para realizar formação em EAD. Esta vontade é condicionada por razões internas e externas, que influenciam positiva ou negativamente o desenrolar da acção individual de cada formando no seu processo de aprendizagem.



    Por esse facto, na análise das características do grupo alvo para um curso de formação em EAD, é importante considerar os seguintes aspectos:




  • O início do programa de formação em EAD é o ponto crítico para o formando decidir sobre a continuação ou abandono do respectivo programa formativo.




    Assim, a existência de obstáculos de ordem técnica, organizacional ou de apoio, pode levar muitos formandos a desistirem da formação, daí que o acompanhamento pessoal nos primeiros momentos de um curso de formação assuma uma função estratégica.


    O esquema seguinte apresenta os factores estratégicos “críticos” para a eficácia de qualquer educação em EAD.
  • O aluno precisa de uma preparação para gerir o seu processo de aprendizagem, no que respeita à composição e organização do programa formativo em termos de:
    Módulo(s)/ disciplina(s) e respectivos tempos de formação (diário(s)/ semanal(is));
    O grau de flexibilidade existente nos conteúdos do módulo/ disciplina;
    Estratégias de adequação do método de estudo do formando aos conteúdos do módulo/ disciplina;
  • Necessidade de um esclarecimento do formando sobre os princípios da organização dos conteúdos do módulo/ disciplina;
    Existência de uma possível flexibilidade e liberdade do formando na escolha dos módulos/ disciplinas que compõem o currículo do curso de formação que este pretende realizar;






Matricule-se agora mesmo


História da Educação a Distância

A educação a distância é conhecida desde o século XIX e surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade. Na EAD, o aluno é desafiado a pesquisar e entender o conteúdo, de forma a participar da disciplina e o orientador ou o tutor de aprendizagem atua como mediador, isto é, aquele que estabelece uma rede de comunicação e aprendizagem multidirecional, através de diferentes meios e recursos da tecnologia da comunicação...
  • Introdução
    introdução
    a prática da educação a distância (ead) tem sido concretamente uma prática educativa, isto é, de interação pedagógica, cujos objetivos, conteúdos e resultados obtidos se identificam com aqueles que constituem, nos diversos tempos e espaços, a educação como projeto e processo humanos, histórica e politicamente definidos na cultura das diferentes sociedades.
    arne balbinotti
  • História da Educação Tecnológica
    história da educação tecnológica
    a educação a distância, que será tratada a partir de agora apenas como ead, em sua forma embrionária e empírica, é conhecida desde o século xix. entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas.
    arne balbinotti
  • ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.
    arne balbinotti
  • desde o princípio da educação sistematizada, são utilizadas diversas tecnologias educacionais, de acordo com cada época histórica. ainda hoje se usa a tecnologia do giz e da lousa, que antigamente eram feitas de pedra - ardósia; usa-se a tecnologia dos livros didáticos e, atualmente, os diversos estados mundiais debruçam-se sobre quais os currículos escolares mais adequados para o tipo de sociedade pretendida.
    arne balbinotti
  • no mundo ocidental, um dos grandes desafios é adaptar a educação à tecnologia moderna e aos meios de comunicação atuais como a televisão, o rádio, os suportes informáticos e outros que funcionam também como meios educativos, a um nível informal.
    arne balbinotti
  • no início do século xxi as tecnologias começam a ser vistas e usadas numa outra perspectiva no processo educativo. deixam de ser encaradas como meras ferramentas que tomam mais eficientes e eficazes modelos de educação já sedimentados, passando a ser consideradas como elementos estruturantes de "novas" educações, com o objetivo de expressar a diversidade das culturas e dos processos pedagógicos.
    arne balbinotti
  • nesse sentido, a tv, o vídeo, o rádio (comunicação), a internet, o material impresso possibilitam articularem-se novas linguagens e novas racionalidades na escola. mais e mais escolas e centros de educação estão usando ferramentas on-line e colaborativas para aprendizado e busca de informações. as principais ferramentas usadas e conhecidas são agregação e distribuição de conteúdo (rss, atom), ambientes de aprendizagem como weblogs (blogs), webquests e wikis e objetos educacionais.
    arne balbinotti
  • A Evolução da Educação a Distância
    a evolução da educação a distância
    o desenvolvimento da ead pode ser descrito basicamente em três gerações, conforme os avanços e recursos tecnológicos e de comunicação de cada época:
    arne balbinotti
  • Primeira Geração
    primeira geração
    ensino por correspondência, caracterizada pelo material impresso iniciado no século xix. nesta modalidade, por exemplo, o pioneiro no brasil é o instituto monitor, que, em 1939, ofereceu o primeiro curso por correspondência, de radiotécnico. em seguida, temos o instituto universal brasileiro atuando há mais de dezenas de anos nesta modalidade educativa, no país.
    arne balbinotti
  • Segunda Geração
    segunda geração
    teleducação/telecursos, com o recurso aos programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso. a comunicação síncrona predominou neste período. nesta fase, por exemplo, destacaram-se a telescola, em portugal, e o projeto minerva, no brasil.
    arne balbinotti

Autor(a): Arnegildo Aldo Balbinotti

ATENÇÃO, OS CURSOS QUE DISPONIBILIZO NO BUZZERO.COM DESTINAM-SE AO APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL, CASO NECESSITE DE UM ESTUDO MAIS PROFUNDO, ACONSELHO A FAZER UMA PÓS-GRADUAÇÃO, QUE É UM CURSO MAIS ABRANGENTE. DESDE JÁ AGRADEÇO A TODAS AS CRÍTICAS POSITIVAS E TAMBÉM AS NEGATIVAS, POIS SEM ELAS JAMAIS CHEGARIA ONDE CHEGUEI...


Curso online de História da Educação a Distância
Curso online de Tutoria em Educação a Distância
Curso online de TUTORIA NA EaD
Curso Online de Educação a Distância - Alguns Apontamentos

Curso online de Introdução a Educação a Distância
Curso online de Educação à Distância


Curso Online de Educação a Distância
Postado por DIREÇÃO PEDAGÓGICA às 10:18
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Quem sou eu

Minha foto
DIREÇÃO PEDAGÓGICA
Ver meu perfil completo

Arquivo do blog

  • ►  2015 (47)
    • ►  outubro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (3)
    • ►  maio (8)
    • ►  abril (2)
    • ►  março (8)
    • ►  fevereiro (6)
    • ►  janeiro (15)
  • ▼  2014 (113)
    • ►  dezembro (5)
    • ►  novembro (42)
    • ►  setembro (6)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (2)
    • ▼  junho (23)
      • OBRIGADA DEUS PELA COPA E NOS PERDOE PELAS FALTAS....
      • Bom demais a pedagogia de interagir novos saberes...
      • ... Bendita seja, querida pátria chamada BRASIL! E...
      • Curso online gratuito de Photoshop canaldoensino.c...
      • Mini Cursos...EAD...
      • "Categoria » Planos de Aula..."
      • " Artigos e Reflexões -Racismo...'
      • ..."África e sua diáspora..."
      • E passeata-"Políticas de igualdade e intolerância:"
      • "Ela conta sua luta contra o racismo..."
      • "O analfabeto 
funcional..."
      • Estudantes africanos criam Campanha para mostrar d...
      • Negros defendem mudanças na educação ... Lei 10639...
      • Congresso aprova gasto de 10% do PIB em educação...
      • Cabeça fria e boa sorte!” Copa do Mundo. “Marcelo,...
      • FESTA DE ABERTURA É A VEZ DO BRASIL...COPA 2014
      • "E sim, seremos ativistas de cabelo crespos enquan...
      • Veja 14 sinais de que você tem inteligência emocio...
      • Informar ou seja passeios e muito mais...TUR..
      • IMPORTANCIA EAD...COMO TRABALHAR ACOMPANHAR O ESTU...
      • ....Hoje, dia 05 de junho, é o Dia Mundial do Meio...
      • Promoção....
      • Promoção de EAD
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (2)
    • ►  fevereiro (15)
    • ►  janeiro (6)
Tema Celestial. Tecnologia do Blogger.