sexta-feira, 6 de junho de 2014

Informar ou seja passeios e muito mais...TUR..

O turismo é uma boa fonte de receita para os países 
O turismo é uma boa fonte de receita para os países...
ArtiAs viagens internacionais, há algum tempo, servia apenas a uma restrita parcela da população mundial, aquelas com alto poder aquisitivo, no entanto, atualmente a indústria do turismo tem produzido um volume extraordinário de dinheiro, todos os países têm adotado políticas direcionadas ao turismo.

O turismo se expandiu por vários motivos, mas com certeza o que impulsionou essa atividade foi o desenvolvimento dos transportes (ferroviário, rodoviário, hidroviário, marítimo e aéreo) e da telecomunicação (telefone, internet, celular etc.), pois esses facilitam a comunicação entre as empresas que trabalham nesse ramo. Hoje existe um fluxo internacional grande de turistas que gastam e consomem, incrementando ainda mais a atividade.

O ramo turístico modifica o espaço geográfico, pois para atender o turista é preciso criar infraestrutura e direcionar mão de obra especializada, mas é importante destacar que o turismo exerce uma função importante em cidades turísticas, pois as características e a identidade do lugar são preservadas.

Os países que recebem o maior fluxo de turistas são Estados Unidos e União Europeia.
Os europeus são os que mais realizam viagens turísticas, em seguida os Americanos e Canadenses.

Mas é bom ressaltar que essa é uma realidade vivida por pessoas de classe média e alta, que representam a minoria da população mundial. A maioria, aquelas que têm baixo poder aquisitivo, não tem expectativa de realizar tais viagens.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Veja também:
Cidades do Brasil - História, Pontos Turísticos, Hotéis e Restaurantes.
Geografia Geral - Geografia - Brasil Escola
gos - Lazer & Turismo
HISTÓRIA E GEOGRAFIA: COMPARTILHAR CONECIMENTO...

Atividades sobre Eixo Temático II Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais, Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro TÓPICO 7. TURISMO OP- 16 RA-13 Descobrindo as possibilidades de um turismo sustentável no município



Eixo Temático II  Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais
Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro


Conceituar:- infra-estruturas, patrimônios culturais e ambientais  - diversidade cultural - - lugares turistificados - - educação patrimonial e ambiental - patrimônios natural e cultural
- Programa Nacional de Municipalização do Turismo - Turismo com base local - Cultura turística ecologizada -  Desenvolvimento sustentável –

CONTEÚDO
• Preservação da natureza e do patrimônio cultural.
• Turismo sustentável e insustentável e impactos em nível sociocultural, socioambiental e socioeconômico.


 Relacione: TÓPICO 7. TURISMO
(1) A infra-estrutura para o turismo tem que oferecer...
(2) O turista se interessa pelo patrimônio cultural que...
(3) O turista viaja para conhecer a diversidade cultural que...
(4)Hoje os  lugares são turistificados, quer dizer que...
(5) Hoje se faz necessário a educação patrimonial e ambiental nas escolas porque é...
(6) Programa Nacional de Municipalização do Turismo
(7) Antes de fazer turismo é preciso ter uma Cultura turística ecologizada, isto é...
(8) O turismo também deve ter um Desenvolvimento sustentável isto é..
(9) O turista deve proteger o patrimônio ambiental, por que...
(   ) começou em 2002 com o objetivo de conscientizar da importância do turismo como fator de desenvolvimento socioeconômico e para dar condições de gerenciamento e implementação das ações que nortearam o turismo municipal, usando os Conselhos Municipais de Turismo e pessoas da comunidade para o desenvolvimento do turismo local.
(   ) conhecer previamente a geografia e a história do seu destino turístico. Assim, a viagem será mais proveitosa no sentido de ampliar esses conhecimentos e de compreender e respeitar a diversidade cultural e o ambiente dos povos dos lugares visitados, aprendendo  a se comportar como hóspede.  Ter cultura turística ecologizada  é uma das formas de prevenir os impactos ambientais negativos. É, portanto, proteção ambiental.
(   ) é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, é preservado porque é importante para  identidade 
(   ) necessário conhecer para ter consciência da preservação do meio ambiente em todo o planeta como condição indispensável para a garantia de sobrevivência humana e dos demais seres vivos. Isso significa educação   patrimonial: conhecer para preservar.
(   ) por causa da cultura do consumo está aumentando a produção de lugares turísticos,pois o turismo hoje, além de diversão, gera renda e emprego.
(   ) saneamento, segurança, equipamentos de hospedagem, lazer, alimentação, meios de comunicações e transportes, artesanato, recursos humanos, comércio.
(   ) um bem natural que, dado seu valor em termos de biodiversidade, valor econômico ou paisagístico, merece ser protegido pela sociedade.
(   ) um desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual, sem comprometer as gerações futuras de satisfazerem as suas. Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, tenham desenvolvimento social, econômico, humano e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e habitats naturais.
(   ) são diferenças culturais que existem entre os seres humanos, tais como: a linguagem,  dançasvestuário, crenças, e outras tradições como a organização da sociedade.
da cultura de um povo.
Respostas 6, 7, 2, 4, 1, 9, 8, 3

Objetos antigos: Porque são tão atraentes?
Móveis, relógios, quadros, rádios e outros objetos usados na época dos nossos avós, bisavós e tataravôs parecem ser dotados por uma inexplicável magia. É cada vez mais evidente a paixão de muitas pessoas pelas antiguidades.

Muitas pessoas relacionam um objeto antigo à época na qual ele foi produzido e usado, atribuindo a eles a missão trazer a tona momentos marcantes, como cenas da infância e lembranças de amigos e familiares. Trata-se de uma forma de resgatar a memória do passado.

Para outras, os objetos antigos são vistos como peças decorativas carregadas de estilo. É comum, hoje em dia, a mistura de objetos em composições decorativas que misturam peças antigas e contemporâneas, criando ambientes encantadores.

Não é a toa que os objetos antigos tornaram-se, inclusive, atrações turísticas: as feiras de artesanatos e antiguidades estão sempre repletas de pessoas. Além disso, muitos empresários costumam utilizar os objetos antigos para atrair a sua clientela. É o que pode ser observado em muitos bares e restaurantes, transformados, muitas vezes, em pequenos museus.

Possuir um objeto antigo é também uma forma de ter em casa ou onde que seja algo que, dificilmente, outra pessoa terá igual. Certamente, os apaixonados por antiguidades concordam.


Os Monitores da Alegria 
Equipe de Recreação é atração à parte em Hotéis Fazenda.
Paisagem exuberante, conforto e contato com a natureza são pré-requisitos de alta relevância para quem deseja passar com a família dias de lazer e tranqüilidade em um Hotel Fazenda.
A estrutura física do local também deve ser cuidadosamente avaliada: é fundamental que haja espaço suficiente para momentos tão preciosos.
Agora, o que não deve faltar em hipótese alguma é muita diversão, principalmente para crianças e adolescentes cheios de energia para aproveitar cada segundo.
Na maioria dos Hotéis Fazenda, a missão de garantir a alegria da garotada é atribuída à equipe de recreação. Geralmente ela é formada por um grupo de jovens. São universitários e graduados das áreas de Educação Física, Artes, Hotelaria e Turismo.
Todos com características em comum: criatividade para inventar brincadeiras e dinâmicas inusitadas; disposição para passar o dia e, muitas vezes, a noite por conta da criançada; e muita responsabilidade também. Afinal, enquanto os filhos se divertem, os pais devem ficar longe das preocupações.
Mais do que habilidosos animadores, os monitores da equipe de recreação são verdadeiros educadores. São eles os encarregados pela preservação da natureza do local. Entre uma gincana e outra, também incluem mensagens de amizade, respeito e carinho pelo próximo. 
Equipe do Hotel Fazenda & Golf Solar das Andorinhas - 15/02/2007 
ATENÇÃO
Para divulgar este artigo, mencione a autoria da seguinte forma:
Equipe do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas

http://www.hotelfazendasolardasandorinhas.com/artigos_lazer_e_turismo.asp

Artigos - Lazer & Turismo
Natal no Hotel Fazenda é tudo de bom!
As previsões climáticas para o mês de Dezembro prometem mudanças extraordinárias! Tudo indica que teremos predominância de amor e carinho em todo o território nacional. Os mapas também prevêem fortes abraços e uma alta intensidade de alegria e paz! Não poderia ser diferente! É o mês de Natal!
É hora de reunir a família, os amigos, os colegas do trabalho ou da sala de aula e fazer o sorteio do amigo secreto. Ninguém pode faltar! Logo todos vão se encontrar na confraternização de fim de ano e você terá a oportunidade de presentear o seu amigo oculto, não apenas com um presente, mas com sinceros votos de “muitas felicidades”.
As ruas, as árvores, as fachadas das lojas, das casas, dos prédios, tudo ganhou um colorido diferente: luzes que piscam, que giram, que transmitem mensagens.
O clima esquenta. Também, o que não falta é calor humano. Por toda parte há mais sorriso, mais amizade, mais respeito, mais união entre as pessoas. Essa é a época em que amizades são feitas, laços são reatados, distâncias são diminuídas.
Você já percebeu que o mês do Natal multiplica o número de coisas boas que ouvimos, dizemos e pensamos todos os dias?
Eis que chega o dia 24! Onde vai ser a ceia? Com quem vamos passar a Noite de Natal! Reunir a família é indiscutivelmente a melhor pedida.
Hoje em dia, muita gente que não abre mão de aproveitar cada segunda da Ceia de Natal prefere reunir toda a família em ambientes que oferecem serviço de restaurante. Assim, não é preciso se preocupar com o pernil, a farofa, a sobremesa e tantos outros detalhes.
Entre as diversas opções, uma das mais cotadas é o Hotel Fazenda. Não é pra menos. Além das deliciosas festas de natal que oferecem, esses lugares proporcionam momentos lazer, descanso e muita diversão para toda a família!
Equipe do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas - 22/11/2006 


FÉRIAS, VERÃO E MUITA CURTIÇÃO!!!
Acordar cedo? Só se for para aproveitar ao máximo cada instante de um dia de férias. Nada de trabalho, nada de tarefas, nada trânsito, pressões ou preocupações. Nas férias de verão, o seu único compromisso deve ser presentear você e sua família com momentos de intensa alegria e descontração.O sol está de rachar! A gente fica mais corada, o astral vai lá em cima. À tarde, o céu carregado de nuvens anuncia: vem chuva de verão por aí. O clima fica úmido, o vento bate gostoso, é uma delícia. Disposição é o que não falta para pegar uma piscina – não só de dia, mas à noite também. Hei, não se esqueça do filtro solar!!Comer alimentos leves e tomar bastante líquido – bem gelado, de preferência – faz bem ao corpo e à consciência. Quem não abre mão de se sentir bem diante do espelho aproveita o início da manhã e o cair da tarde para dar uma boa caminhada ou suar pra valer praticando Cooper.Enquanto para alguns a ordem é ficar em forma, outros preferem a lei do relax. Férias é sinônimo de descanso e isso inclui até um pit stop no regime. Sorvete? Todos os dias!!!A verdade é que cada um escolhe a maneira mais agradável de curtir as férias. Se você ainda não escolheu a sua, aí vai uma sugestão: dê preferência à alternativa que proporcione a você momentos de tranqüilidade, segurança e muita diversão.
Equipe do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas - 20/12/2006 


Artigos - Lazer & Turismo
1... 2... 3... 4... 5 dias de muita diversão. Afinal, é carnaval!!! 
Há quem diga que a palavra “carnaval” vem do latim carne levare, cujo significado é “privação de carne”. Muitos historiadores, porém, acreditam que o termo deriva da expressão carne vale, ou seja, “adeus, carne”. Historicamente, a segunda explicação sobre a origem da palavra “carnaval” parece fazer mais sentido.

Isso porque a quarta-feira de cinzas marcava o início do período de 40 dias, durante os quais, os fieis da igreja católica não deveria comer carne, em respeito à memória da via sacra percorrida por Jesus Cristo. Muitos intelectuais consideram, portanto, o carnaval, como o período de festas em que os cristãos se empanturravam de carne, antes de ficarem 40 dias sem ela.

Na verdade a origem desta festa popular ainda é bastante discutida. Muitos acreditam que, há mais de 2000 anos, comemorava-se na Europa a chegada da primavera, que lá acontece em março. Outros defendem a idéia de que o carnaval surgiu nas celebrações da Roma antiga, como as festas libertinas em homenagem aos deuses Baco e Saturno.

No que se refere à história do carnaval, só há uma certeza: o Brasil é o país do carnaval.

A primeira folia carnavalesca realizada no Brasil aconteceu no início do período colonial e recebeu a denominação de entrudo. O entrudo era uma brincadeira que consistia em atirar baldes d'água, balões cheios de vinagre ou groselha, e pós como cal e farinha, com a intenção de molhar ou sujar as pessoas que passavam pelos foliões. Por se tratar de uma brincadeira um tanto quanto violenta, o entrudo foi proibido inúmeras vezes e desapareceu no início do século 20, com a popularização do confete.

Em 1840 foi organizado o primeiro baile de carnaval. Inspirada nos grandes bailes de máscaras europeus, a festa incentivou tornou-se famosa e começou a se multiplicar pelo Brasil a fora. 

Aos poucos o carnaval brasileiro ganhou características regionais. Ainda hoje em dia, em cada região do nosso país há um carnaval diferente. Mas algumas características são comuns a todas as festas, como as folias, as diversões, os bailes, as fantasias e a música.

Alegre e divertido por natureza, o povo brasileiro incorporou a magia do carnaval. Não é a toa que as festas brasileiras atraem pessoas de todo mundo.

Em meio a tanta folia, há que prefira aproveitar os cinco dias do feriado para descansar e passear com a família. Para os adeptos do carnaval longe dos blocos, das passarelas e dos salões, boas opções de lazer e diversão não faltam.
Equipe do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas - 24/01/2007 
Artigos - Lazer & Turismo
Primavera, tempo bom e feriado
A combinação perfeita!

“Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.
Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera”.*
A primavera chegou! As flores desabrocharam, os jardins estão mais alegres, as paisagens ficaram mais coloridas. O friozinho foi embora, os dias estão mais quentes e mais claros. O tempo bom é um convite ao lazer e à diversão!
O verão ainda não chegou, trazendo aquele calorão, mas já dá pra pegar uma piscina. Como os raios solares ainda não estão muito fortes, mesmo assim, o filtro solar é indispensável.
A umidade é maior! As gripes e as viroses nos dão mais sossego. Durante todo o dia o corpo fica mais cheio de disposição e a gente acaba se sentindo mais saudável. Há quem diga que não há época melhor para fazer caminhadas.
A estação mais bonita do ano fica ainda mais gostosa quando chegam os feriados! É hora de aproveitar os dias de folga e a disposição proporcionada pelo clima agradável!
* Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.
Equipe do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas - 25/10/2006 


Artigos - Lazer & Turismo
12 DE OUTUBRO 
Dia da Criança + Feriado = Muita Diversão!!!
Você já ouviu falar no Deputado Federal Galdino do Valle Filho?
Não se espante, não se trata de nenhuma propaganda política. O deputado Galdino do Valle Filho foi uma pessoa muito importante para a nossa história. Afinal, foi ele que, na década de 1920, teve a iniciativa de dedicar um dia do ano em homenagem às crianças.
Foi assim que em 5 de novembro de 1924 o então presidente Arthur Bernardes assinou o decreto nº 4867 e oficializou o dia 12 de Outubro como o Dia da Criança.
Ainda que oficializada, a data passou a ser comemorada apenas no ano de 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela realizou uma promoção em parceria com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes! Quem foi criança depois de 1960 agradece.
Outros países também escolheram dias específicos do ano para a comemoração do Dias das Crianças. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez da criançada da China e do Japão comemorar pra valer!
Anos atrás, a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a reconhecer o dia 20 de novembro como o dia Universal das Crianças. A escolha da data deve-se ao fato de que neste dia também se comemora a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças, realizada em 1959.
Entre os direitos da criança estão os direitos a saúde, compreensão, a alimentação e carinho, e o direito a recreação. Este último, é claro, deve ser mais do que respeitado no dia 12 de Outubro!  Por isso, a ordem é aproveitar o feriado e “botar pra quebrar”!
Equipe do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas 21/09/2006 


Artigos - Lazer & Turismo
DIA DOS PAIS
Momento de dizer obrigado
No Brasil o segundo domingo de Agosto é um dia muito especial. Nessa data, comemoramos o Dia dos Pais. Mas afinal, qual é a origem do dia dos pais?
Segundo a História, tudo começou em Spokane, Estado de Washington, no início do século passado, quando Sonora Louise Smart Dodd, decidiu homenagear o pai, William Smart com uma grande festa.
Na verdade, William era mais que um pai: com o falecimento de sua esposa após o nascimento do sexto filho, assumira também o papel de mãe. William, que era veterano da guerra civil, criou sozinho os seis filhos em uma fazenda. Para que seus filhos crescessem com saúde e bom caráter, esse homem fez uso de importantes ferramentas como empenho, dedicação e, principalmente, muito carinho.
A festa organizada por Sonora Louise Smart Dodd, foi realizada no dia 19 de junho de 1909. O evento chamou a atenção de muitas famílias da cidade que, no ano seguinte, também se reuniram para homenagear seus pais. Logo, o exemplo começou a ser seguido por todos os Estados Unidos, até que, em 1972, o presidente Richard Nixon decretou oficialmente o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais.
Em nosso país, a iniciativa de comemorar o Dia dos Pais partiu do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Inicialmente, do dia instituído para a comemoração foi 16 de agosto, dia de São Joaquim, considerado o padroeiro das famílias. Mas, com o passar do tempo, para facilitar as reuniões de família, a data comemorativa foi transferida para o segundo domingo de Agosto.
Dia dos Pais em outros países:
• Itália e Portugal: 19 de março.
• Reino Unido: 3° domingo de junho.
• Argentina: 3° domingo de junho.
• Grécia: 21 de junho.
• Portugal: 19 de março.
• Canadá: 17 de junho.
• Alemanha: no domingo de Páscoa.
• Paraguai: 2° domingo de junho.
• Peru: 3° domingo de junho.
• Austrália: 2° domingo de setembro.
• África do Sul: 2° domingo de agosto.
Como você pode perceber cada país elegeu uma data diferente para comemorar o dia dos pais. Cada um delas tem o seu porquê. Mas por que não concluirmos que dia dos pais, na verdade, é todo dia?
Equipe do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas 21/09/2006 
ATENÇÃO
Para divulgar este artigo, mencione a autoria da seguinte forma:
Equipe do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas

http://www.hotelfazendasolardasandorinhas.com/artigos_lazer_e_turismo.asp


Cadastre-se no site do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas

Artigos sobre Lazer e Turismo do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Férias, Verão e muita Curtição!!!
Natal no Hotel Fazenda é tudo de bom!
Primavera, tempo bom e feriado - a combinação perfeita!
12 de Outubro - Dia da Criança + Feriado = Muita Diversão
7 de Setembro: oba, é feriado!!!
Dia dos Pais: momento de dizer "obrigado"!
Férias de Julho. Pit Stop para Diversão!
Frio sim, Ficar em casa não!
O Prazer de comer bem
Tempo para lazer e para Família. Você tem?
Objetos Antigos: por que são tão atraentes?
Todos os artigos do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Artigos sobre Hotel Fazenda
Lazer e Turismo no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Estudo do Meio no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Melhor Idade no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Festas Particulares no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Convenções e Eventos no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Confraternizações no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário