Na ESE Lisboa falámos de comunicação,emoções e dispositivos móveis
No passado dia 18 janeiro de 2014, a Escola Superior de Educação de Lisboa organizouum Seminário sobre o papel das tecnologiasde apoio na educação de crianças comnecessidades educativas especiais.
A Imagina foi convidada a participar e PatríciaCorreia, diretora executiva da Imagina,apresentou uma comunicação sobre“Potenciar a comunicação e compreender asemoções através dos dispositivos móveis”.Aqui tivemos oportunidade de apresentar deque forma os tablets podem ser utilizadospara comunicar e para trabalhar as emoções, nomeadamente através do software Vox4all e Oscar Feels. Se tiver curiosidade, pode consultar neste link a apresentação que foi utilizada.
Pudemos ouvir o testemunho da mãe HelenaGrilo que falou como ela, a sua família e aequipa de professores e terapeutas, que têmacompanhado o seu filho, conseguiramderrubar obstáculos com as tecnologias deapoio. Esta mãe tem um blog onde partilha assuas experiências grilices.blogspot.pt.
A organização filmou as diversasapresentações e estão disponíveis numvídeo no youtube. Se tiver curiosidade dever a nossa apresentação, veja o vídeo a partir do minuto 1:51:00 

Deixamos aqui a mensagem de agradecimento da organização feita em nome da Dr.ª ClarisseNunes: “Em nome da Escola Superior de Educação de Lisboa venho agradecer-vos as excelentescomunicações que nos proporcionaram hoje no seminário. Estou convicta de que as mesmascontribuíram para a qualidade do Seminário. Consideramos que foi uma jornada importante para apromoção do uso de tecnologias de apoio, tendo em vista a aprendizagem e desenvolvimento decrianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais.
O nosso sincero obrigada pela vossa participação e colaboração.”
O nosso sincero obrigada pela vossa participação e colaboração.”
Leia mais....Entrada Edições Ficha Técnica
ResponderExcluir» BICA 175 - Fevereiro 2014 » Cartão do Cidadão está mais inclusivo
Cartão do Cidadão está mais inclusivo
Os símbolos têm imensa aplicabilidade no nosso quotidiano, não tendo que ser utilizados apenas para as necessidades especiais.
O Cartão de Cidadão, sendo um documento universal, é fundamental que seja inclusivo. Com este novo documento, os portugueses tiveram acesso a novas funcionalidades o que pode trazer novas dificuldades para alguns cidadãos.
Algumas das vantagens deste documento é a assinatura digital ou o chip com todos os nossos dados pessoais. Claro que para mantermos a nossa privacidade digital foi preciso aumentar a segurança e com isso mais dados de acesso, password, pin, etc….
Quando é feito ou renovado o Cartão do Cidadão é enviado para casa um envelope sigilo com a informação sobre os códigos de acesso do nosso cartão de cidadão.
Sabia que os símbolos fazem parte dessa informação?
Nesta correspondência foram incluídos símbolos de alfabetização, desta forma a informação torna-se inclusiva e fácil de perceber por qualquer pessoa.
Como pode ver na imagem cada um dos códigos enviado é ilustrado com símbolos, permitindo que pessoas que não saibam ler nem escrever consigam identificar a que se refere cada código.
Esta informação é enviada para todas as pessoas sem exceção o que facilita a compreensão por qualquer cidadão.
Esta é uma forma de como os símbolos podem ser utilizados para tornar a sociedade mais inclusiva e acessível a todos.