segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

LER - leitura, escrita e reeducação

LER - leitura, escrita e reeducação
Autor: Rafael Silva Pereira
80 páginas
Resumo:
 Autor:  Dr. Rafael Pereiradoutorado na área da dislexia e professor - atualmente diretor pedagógico da Associação Ester Janz
A Leitura e a Escrita nunca foram um processo fácil de ensinar e são também o culminar de um processo  complexo importante e decisivo na vida de todos os escolares. Mas, talvez, esse seja o problema central nesta matéria. A excessiva preocupação com o ensino da Leitura e da Escrita como um resultado final que tem De ser perfeito, ou seja, todos os alunos, em determinada idade, têm de saber ler e escrever. Isto é uma preocupação que desvirtua o processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita.
Este processo torna-se ainda mais complicado quando os alunos têm dificuldades neste âmbito, cujo comprometimento resulta de uma Dificuldade de Aprendizagem ou de uma Dificuldade de Aprendizagem Específica, como a Dislexia, inerentes a condições neurobiológicas que exigem dos profissionais da Educação e da Saúde conhecimentos diferenciados sobre como trabalhar a alfabetização de tais crianças.
Neste sentido, é que se reveste de enorme importância a utilização não apenas de estratégias diferenciadas mas também de instrumentos de estimulação e reeducação adequados, que facilitem a intervenção, seja na escola ou na clínica.

O LER consiste justamente em um novo instrumento,  capaz de contribuir de uma forma simples, científica e eficaz para o trabalho do profissional  e facilitar o alcance de resultados mais positivos no processo de alfabetização de crianças portadoras de Transtornos de Aprendizagem por meio da estreita ligação entre a Neurociência, a Psicopedagogia e a Educação.

O LER é constituído por um conjunto de materiais práticos de estimulação associando intimamente o treino cognitivo, a Psicomotricidade e a consciência fonológica.

Sumário:
Prefácio
Introdução
Processos de aquisição de Leitura e Escrita
Desenvolvimento da leitura e da escrita
Funcionamento Cerebral na Leitura e Escrita
 Processos de Leitura
A Rota Lexical
A Rota fonológica
Como Intervir
O LER
Objetivos do LER
Áreas em estimulação no LER
Psicomotricidade
Memória
Consciência Fonológica
Consciência da Palavra
Consciência Silábica
Consciência Intrassilábica
Consciência Fonêmica
Avaliação
Exercícios de Reeducação

Um comentário:

  1. Nosso LER - leitura, escrita e reeducação está agora em estoque e pode ser adquirido clicando neste link:
    http://www.psicopedagogavaleria.com.br/site/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=335&option=com_virtuemart&Itemid=5

    ResponderExcluir