Cartão do Cidadão está mais inclusivo
Os símbolos têm imensa aplicabilidade no nosso quotidiano, não tendo que ser utilizados apenaspara as necessidades especiais.

O Cartão de Cidadão, sendo um documento universal, éfundamental que seja inclusivo. Com este novo documento, osportugueses tiveram acesso a novas funcionalidades o que podetrazer novas dificuldades para alguns cidadãos.
Algumas das vantagens deste documento é a assinatura digital ou o chip com todos os nossosdados pessoais. Claro que para mantermos a nossa privacidade digital foi preciso aumentar asegurança e com isso mais dados de acesso, password, pin, etc….
Quando é feito ou renovado o Cartão do Cidadão é enviado para casa um envelope sigilo com ainformação sobre os códigos de acesso do nosso cartão de cidadão.
Nesta correspondência foram incluídos símbolosde alfabetização, desta forma a informação torna-se inclusiva e fácil de perceber por qualquerpessoa.
Como pode ver na imagem cada um dos códigosenviado é ilustrado com símbolos, permitindo quepessoas que não saibam ler nem escreverconsigam identificar a que se refere cada código.
Esta informação é enviada para todas aspessoas sem exceção o que facilita acompreensão por qualquer cidadão.
Esta é uma forma de como os símbolos podem ser utilizados para tornar a sociedade mais inclusivae acessível a todos.
Candidatura Ensino Especial 2014 – Fundação Gulbenkian
ResponderExcluirFundação Gulbenkian
Fundação Gulbenkian
A Fundação Calouste Gulbenkian tem vindo desde 2009 a prestar particular atenção a crianças e jovens com necessidades educativas especiais, apoiando em ações e atividades inovadoras que promovam a aprendizagem nomeadamente na área da intervenção precoce, reabilitação e integração escolar e social destas crianças e jovens.
Utente utilizando Vox4all
Utente utilizando Vox4all
A Fundação abriu o período de candidatura para Portugal de projetos no dia 3 de fevereiro de 2014 e termina a 6 de março de 2014.
Nesse concurso a Fundação Gulbenkian pretende selecionar, entre as candidaturas apresentadas, os projetos elegíveis para apoio financeiro.
As candidaturas contemplam as seguintes iniciativas:
a) Ações de formação para professores, educadores e outros profissionais ligados à educação;
b) Ações de formação para pais e encarregados de educação de crianças e jovens com necessidades educativas especiais, promovidas por Associações de Pais, preferencialmente ligadas a instituições de ensino.
c) Aquisição de equipamentos para melhoria da qualidade do atendimento e da aprendizagem do público-alvo.
As candidaturas devem ser apresentadas por instituições públicas ou privadas, individualmente ou em associação, considerando-se Entidade Beneficiária do financiamento, a instituição que apresenta a candidatura e que fica responsável pela execução do projeto.
Apenas são admitidas a concurso, as candidaturas apresentadas no formulário próprio, devidamente preenchido, que reunam os requisitos exigidos no Regulamento do concurso.
Só são aceites candidaturas on-line.
Curso de Formação nos Açores - Pico
Curso de Formação nos Açores - Pico
O Centro de Formação Imagina, tal como nos anos anteriores, encontra-se disponível para apoiar as instituições que pretendam candidatar-se, nomeadamente, fornecendo informação técnico-pedagógica sobre as ações de formação, equipamentos e materiais para melhoria da qualidade do atendimento e da aprendizagem, e ainda, através de intervenções inovadoras.