quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A IMPORTÂNCIA DO CONTO NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Projeto - “A Contribuição de Contos Infantis no Processo de Formação de Crianças em Fase de Alfabetização”.


"OBJETIVOS 

·          Resgatar valores e desenvolver atitudes de respeito e boa convivência por meio de histórias infantis;
·                  Possibilitar a interação, a comunicação e a expressão de ideias, através de diferentes linguagens;
·                 Desenvolver o gosto pela literatura infantil, ampliando as possibilidades de leituras em diferentes contextos.
·       Promover a interação entre as crianças, adultos e diferentes contextos a fim de desenvolver o respeito mútuo e a formação de um individuo inserido na sociedade;
·             Ampliar as possibilidades de representações simbólicas das crianças, por meio de diversas formas de expressão, tais como, a leitura, escrita, produção de desenhos, teatros e vídeos;
·                   Possibilitar momentos de fala/ desenvolvimento da linguagem em diferentes contextos, como rodas de conversas, contação de histórias, relatos, exposições, dramatizações, jogos simbólicos e etc.



DESENVOLVIMENTO

O projeto contou com uma pesquisa inicial sobre contos infantis, apresentação dos materiais e locais que foram utilizados para o desenvolvimento do mesmo.
Inicialmente, foi proposto o trabalho com cinco obras. São elas: 'Branca de Neve e os Sete Anões'; 'O Corcunda de Notre Dame'; 'Pinóquio'; 'Dois Idiotas Sentados, Cada Qual Em Seu Barril' e 'Nina e a Panela de Pressão'.
Na 1ª Etapa, o trabalho foi iniciado com a apresentação do desenho da “Branca de Neve e os Setes Anões”. Logo em seguida, realizamos uma roda de conversa a respeito do desenho apresentado e foi questionado os seguintes pontos:
·                Qual a parte do filme que você mais gostou? Por quê?
·                Qual a parte do filme que você não gostou? Por quê?
·                Quem são os personagens que você mais gostou? Por quê?
·                Quem são os personagens que você não gostou? Por quê?
Após esse diálogo, a professora montou juntamente com os alunos um gráfico elegendo o personagem que a turma mais gostou e o personagem que a turma não gostou.
Foi feito um quadro com papel cartolina e neste momento a professora  propôs que as crianças indicassem as atitudes positivas do personagem que a turma mais gostou e indicassem as atitudes negativas do personagem que a turma não gostou. Esse painel ficou exposto em sala.
Em um segundo momento a professora apresentou um jogo onde as crianças deveriam descobrir alguns personagens por meio de suas principais características. Foram confeccionados cartões descrevendo as características principais dos sete anões. Por meio de sorteio, uma criança deveria se aproximar e retirar um cartão do monte e realizar a leitura do mesmo para a turma. Foi proposto que por meio da descrição das características contidas no cartão os demais descobrissem quem era a personagem que se tratava aquele cartão, levantando suas principais características.
Quando este jogo finalizou, os cartões foram fixados em um quadro confeccionado pelas crianças com a foto e a descrição das características de cada anão.
Foi levantado o questionamento:
·               Todos os anões são iguais? Por quê?
·               E as pessoas são todas iguais? Por quê?
Depois de realizada essa conversa a professora irá propor que cada criança desenhe o anão que mais se identifica.
·               Qual é o anão que mais parece com você? Então desenhe...
Então, ela recebeu um pequeno pedaço de papel onde escreveu quais eram as características do anão escolhido que mais parecessem com as características dela mesma e depois cada criança fixou esse cartão no desenho.
Todos os desenhos foram apresentados para a turma, a fim de realizar uma reflexão a cerca do jeito de ser de cada um. Neste momento foi enfatizado sobre as diferenças e peculiaridades de cada aluno. (Nesta  turma havia um aluno autista incluso, que muitas vezes surtava e os alunos não entendiam tal comportamento).
Nas 2ª e 3ª Etapas, o trabalho foi realizado com as histórias 'Dois Idiotas Sentados, Cada Qual em Seu Barril' e 'Nina e a Panela de Pressão''. Este trabalho ocorreu seguindo as propostas anteriores.
Estas histórias tratam de temas a respeito da agressividade, raiva, revide e suas conseqüências. Trabalhamos com propostas que orientavam e ofereciam alternativas para o manejo de tais atitudes.
Utilizamos neste momento, não só a escrita, mas a produção de desenhos como canal de expressão da criança. Debatemos sobre coisas que nos deixavam irritados, calmos, alegres, tristes, medrosos... Isto porque este trabalho, oferece uma prevenção primária de lidar com diferentes emoções.
O trabalho foi enriquecido com visitas semanais a biblioteca que a escola possui para que as crianças pudessem entrar em contato e manipular outros livros, além de enriquecerem o aprendizado em um ambiente diferenciado.
Buscando inserir a família neste contexto, disponibilizamos um portfólio com fotos, atividades, papel para registro de opiniões e/ou comentários, críticas e com a história que estará sendo trabalhada naquele momento, o que possibilitará a participação e o conhecimento de atividades realizadas no ambiente escolar. Essa prática contribuiu para o acesso e incentivo a leitura, interpretação, criatividade,  e principalmente o cultivo de boas ações no envolvimento da comunidade com a escola.
Ao decorrer do desenvolvimento do projeto, selecionamos atividades que serviram como elementos motivacionais na contação de histórias, bem como outros materiais que faziam parte do mundo da imaginação da criança. Opções estas que ajudaram a desenvolver a expressão corporal e verbal.
A fim de cultivar e relembrar as diferenças e características próprias de cada personagem (crianças) produzimos um álbum personalizado com as fotos e descrição de cada um dos apresentados.
As crianças confeccionaram cartazes e murais sobre as histórias trabalhadas para serem expostos pela sala e pela escola a fim de incentivar a prática da leitura e o respeito mútuo, despertando a curiosidade dos demais alunos da unidade. Nestes murais foram expressas também atitudes de respeito para a boa convivência no ambiente escolar.
Tornando o momento da leitura mais um momento de diversão, construímos jogos e brincadeiras com os temas da literatura. Montamos jogos da memória, quebra cabeça, sete erros e outros. Todos estes, visando também a aquisição da linguagem escrita e verbal.

O projeto foi riquíssimo e possibilitou o alcance dos objetivos propostos. Além destes, a socialização e interação entre todos os alunos foi uma constante. " (Experiências Pedagógica escolas e cmeis smed pr).

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