quarta-feira, 2 de julho de 2014

Formação continuada...

Imagina info@imagina.pt por  madmimi.com 

28 de mai (Há 7 dias)
para mim

Logotipo Cnotinfor
Se não conseguir visualizar corretamente esta newsletter, por favor clique aqui

BICA 180 – Maio 2014


Curso de Vox4all com a APADEFI de Volta Redonda


Participantes do curso de Cascavel preparando as atividades no tablet com o Vox4all
É já nos dias 29 e 30 de maio de 2014 que a Imagina organiza mais um curso presencial sobre o software Vox4all no Brasil. Desta vez, a instituição que acolhe esta iniciativa é a APADEFI de Volta Redonda. Veja como vai ser esta experiência.

Curso de Vox4all com a APADEFI de VoltaRedonda

Participantes do curso de Cascavel preparando as atividades no tablet com o Vox4all
Participantes do curso de Cascavel preparando as atividadesno tablet com o Vox4all
Nos próximos dias 29 e 30 de maio de 2014,5.ª e 6.ª feira, a Imagina vai organizar mais umcurso presencial sobre o software Vox4allno Brasil.
A instituição que está acolhendo este curso éa APADEFI (Associação de Pais e Amigos dosDeficientes Físicos) de Volta Redonda. Estaassociação situada no Estado do Rio deJaneiro (Brasil) atende em torno de 500pessoas com algum tipo de deficiência física.Os atendimentos são prestados sem limite deidade em diversas áreas, das quaisdestacamos a Comunicação Alternativa, a Fonoaudiologia, a Terapia Ocupacional e a Educação(apoio pedagógico especializado).
Foi precisamente para estas áreas que a APADEFI contactou a Imagina para a organização docurso Vox4all – Criar, Comunicar e Aprender com Tablets.
Com este curso pretende-se explorar este novo sistema de comunicação para dispositivosmóveis, adaptando os seus conteúdos e personalizando as atividades de acordo com asnecessidades e especificidades de cada usuário.
Este curso tem a duração de 12 horas presenciais e é totalmente prático, sendo que osparticipantes irão construir atividades de comunicação e aprendizagem pensando  nos seuspacientes.
Participantes do curso de Curitiba apresentando o seu trabalho com o Vox4all.
Participantes do curso de Curitiba apresentando o seutrabalho com o Vox4all.
Além do curso, a APADEFI irá disponibilizarpara os seus pacientes que  têm tablet osoftware Vox4all devidamente adaptado acada um.
No ano passado, a Imagina  organizoucursos presenciais no Brasil. Vejam comoforam nas seguintes notícias:

Se desejar realizar este curso na sua instituição, envie um email para oficinas@imagina.pt eteremos todo o gosto em analisar a melhor proposta para o seu caso.



Colocado no dia: 27 Maio 2014 às 17:13

Tags: ,

Artigo escrito por: Patrícia Correia


Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.
Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo

25 anos: A descoberta e redescoberta do Brasil pela Imagina


PalestraBelem2-300x196
Em 25 anos são muitas as experiências, as pessoas e os lugares que marcaram a Imagina. A experiência internacional em particular o Brasil acompanhou desde cedo a vida da empresa.

25 anos: A descoberta e redescoberta do Brasilpela Imagina

Em 25 anos são muitas as experiências, as pessoas e os lugares que marcaram a Imagina. Aexperiência internacional  em particular o Brasil  acompanhou desde cedo a vida da empresa.
Logo em 1989, surge a primeira ida da Imagina ao Brasil, pelas mãos do professor José ArmandoValente, que, no seguimento do convite que lhe tinha sido endereçado para participar no encontro“Informática e Ensino”, convidou Secundino Correia a participar nas “Jornadas de Trabalho LusoLatino-Americanas de Informática na Educação”, em Petrópolis.

Regressámos, em 1996, com presença em váriascidades brasileiras, dinamizando vários cursossobre a “Linguagem Logo  Megalogo”. Estaoportunidade permitiu à Imagina criar laços noRio de Janeiro, em São Paulo e conhecer oColégio do Bom Jesus, em Curitiba e a Escola doFuturo, em Goiânia.
Foi depois da entrada no novo milénio que aaproximação foi mais acelerada.
Em 2003, Patrícia Correia faz a sua estreia em terras do Brasil, dinamizando um curso sobre osoftware Escrevendo com Símbolos no Instituto Helena Antipoff (IHA), no Rio de Janeiro.
Nesse mesmo ano tivemos o enorme desafio de fazer a coordenação do projeto Educação Inclusiva no Brasil”, realizado em parceria com o Banco Mundial e com o Disabled People´sInternational (Japão).
O ano seguinte foi o reafirmar da importância do Brasil para a Imagina. Em 2004, passam a estardisponíveis no Brasil 3 títulos de software, o Escrevendo com Símbolos, o InterComm e o inVento.
Os laços criados começam a dar frutos, após a formação, as professoras Hilda Teixeira Gomes eJanaina Larrate de Campos escrevem um artigo com o tema A alfabetização de utilizadores de Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa através do Computador em que foi dado umtestemunho da experiência que tiveram com o software Escrevendo com Símbolos.
O marco seguinte relacionado com o Brasil, sucede em 2005 na coordenação do projetoDesenvolvimento Inclusivo e Deficiência no Brasil com o Banco Mundial que resultou nacriação da Plataforma de Desenvolvimento Inclusivo.

Os contactos foram-se mantendo e, em 2011,estivemos presentes na Reatech 2011, uma feirade referência na área da Tecnologia Assistiva.Tivemos presença com um stand e dinamizámosalgumas palestras sobre o tema “ComunicaçãoAlternativa e Inclusão”.
Em novembro de 2011, participámos com umacomunicação oral e um póster no Congresso Nacional das APAEs, em Belém, e tivemosoportunidade de organizar uma palestra em parceria com a UEPA  Universidade Estadual do Pará.Estávamos relançados no Brasil, não  para consolidar laços interpessoais e institucionais, mastambém para criar uma presença comercial relevante e facilitadora no acesso aos nossos produtos.
2012 e 2013 são anos recentes mas que podemos perspetivar como importantes na história daImagina.
Em 2012, conseguimos criar laços com as APAE’s  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionaise dinamizar cursos e palestras nestas instituições. Ficámos a conhecer pessoas fantásticas quefazem um trabalho heróico com as crianças e jovens excepcionais.

2013 é o ano que marca o início da parceria edistribuição exclusiva dos produtos da Imaginapela empresa brasileira Metasys Tecnologia.Esta maior proximidade vai proporcionar o fácilacesso ao software educativo e inclusivo, paratodos os profissionais, terapeutas, professores ealunos do Brasil.
O ano de 2014 começou com a perspetiva derealizar várias palestras e cursos e a expetativade resultados surpreendentes em relação à eficácia na terapia das crianças das APAE. Temosrecebido e partilhado imensos vídeos de crianças que conseguem surpreender todos à sua voltacom a facilidade com que comunicam e aprendem usando um tablet e o software Vox4all daImagina.

A Imagina em Moçambique: seminário no Ministério de Educação


Capturar
Como noticiámos na última edição da Bica, a Imagina, na pessoa de Maria Armanda Quintela, esteve em Moçambique no início de maio e temos muitas histórias para partilhar. Nesta edição, partilhamos o seminário que realizámos no Ministério de Educação de Moçambique, em Maputo a 05 de maio de 2014.

A Imagina em Moçambique: seminário noMinistério de Educação


Pormenor do cartaz do MovimentoEducação para Todos
Como noticiámos na última edição da Bica, a Imagina, napessoa de Maria Armanda Quintela, esteve em Moçambique noinício de maio e temos muitas histórias para partilhar.
Nesta edição, partilhamos o seminário que realizámos noMinistério de Educação de Moçambique, em Maputo, a 05 demaio de 2014.
Decorria a Semana da Acção Global da Educação e oMovimento de Educação para Todos, juntamente com oMinistério de Educação, convidou diversos membrosda sociedade civil, ONGs, ministérios, universidades, escolas einfantários e profissionais ligados de algum modo à inclusão eeducação.
No Seminário Tecnologia, Inclusão e Acessibilidade da Imagina estavam cerca de 80 pessoas efoi muito participativo e interessante.
No final do mesmo houve um profícuo debate de ideias sobre a educação inclusiva nos países delíngua portuguesa estabelecendo sempre a ponte para a realidade moçambicana.

Armanda Quintela e Carla Ladeira falam sobre inclusão
Neste debate foram abordados e partilhados os seguintes temas:
  • a educação inclusiva em Moçambique
  • a situação da escola moçambicana
  • os conteúdos disciplinares e curriculares
  • o que melhorar na escola moçambicana
  • a participação parental na escola moçambicana
  • ideias para o futuro da escola em Moçambique.

Os participantes no seminário estavam muito atentos a todas as comunicações
Ficámos com ideias bem claras que em Moçambique se está a caminhar a passos largos para maisinclusão e educação das populações especiais, pois  todo um conjunto de dinâmicas, eventos,encontros que nos permitiu ver que está, de facto, a nascer uma nova realidade em Moçambique.

No final houve um debate muito participativo
O próprio Slogan do Movimento de Educaçãopara Todos, diz-nos isso mesmo: Nós ascrianças com deficiência, queremosestudar para desenvolver o país! É umdireito e uma obrigação! Nada sobre nós,sem nós! 







Colocado no dia: 25 Maio 2014 às 12:49

Tags: ,

Artigo escrito por: Maria Armanda Quintela


Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.
Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo

A Imagina em Moçambique: visita à Escola Portuguesa


OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Nesta notícia, partilhamos a visita à Escola Portuguesa de Moçambique. A Imagina foi recebida logo na manhã do dia 05 de maio de 2014 em Maputo pela professora Luísa Antunes, diretora do Centro de Formação e de Difusão da Língua Portuguesa da Escola Portuguesa de Moçambique e Gabriela Canastra, professora de Educação Especial e responsável pela unidade de ensino estruturado.

Tablets auxiliam na aprendizagem e inclusão dos alunos da APAE Cascavel


Terapeuta e criança interagindo com software Vox4all
Confira a reportagem feita pela Catve, uma rede local de televisão do Paraná (Brasil), sobre a utilização dos tablets para a aprendizagem e inclusão dos alunos da APAE de Cascavel: “Até mesmo aqueles que não têm nenhum tipo de linguagem, conseguem interagir!”

myHealthPass faz parte do NHS Health Apps library


NHS_myhealthpass
Desde o início de Maio que a aplicação myHealthpass faz parte da lista das aplicações recomendadas pelo NHS Choices, do Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha.

Pós Graduação em CAA da Infância à Idade Adulta | Aula CRIAP


CRIAP
Secundino Correia, diretor de inovação da Imagina, com um vasto e reconhecido currículo nas áreas da educação e inclusão foi convidado pelo instituto CRIAP para lecionar uma aula para a Pós Graduação em Comunicação Aumentativa e Alternativa da Infância à Idade Adulta. Com ele esteve Mafalda Mendes coordenadora do projeto Vox4all e investigadora da Imagina.

Balanço de workshops dinamizados pela Imagina


Os participantes no workshop muito atentos - Serpa
Venha descobrir o que fizemos nesta última semana: estivemos em Braga, na Universidade do Minho com dois workshops, sobre o Oscar Feels e o Vox4all e ainda fomos ao Alentejo, a Serpa, com um workshop sobre a Tecnologia Inclusiva na Reabilitação Cognitiva.

8º Encontro de Parceiros Sociais Microsoft


oitavo encontro parceiros sociais microsoft
O 8º Encontro de Parceiros Sociais, da Microsoft, vai realizar-se no dia 8 de Maio, entre as 09h30 e as 17h00, na Microsoft Lisbon Experience. Este ano a iniciativa está subordinada ao tema “Inovação Social”. A Imagina participa no painel “A tecnologia ao serviço da inclusão social”.